Porto de Paranaguá movimenta mais de 100 toneladas de soja por minuto

Foram mais de 146 mil toneladas de soja movimentadas no corredor de exportação em três navios com destino à China e Espanha

Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, atingiu um novo marco histórico na movimentação de cargas, alcançando o recorde de 146 mil toneladas de soja em apenas 24 horas, mais de 100 toneladas por minuto.

O feito, registrado entre os dias 20 e 21 de abril, supera em 5% o recorde anterior, estabelecido em agosto de 2019 (138.988,98 toneladas).

Sob a operação de três berços, a carga foi destinada à China e Espanha.

diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, atribuiu o sucesso aos investimentos em gestão portuária.

“Esses números são reflexo dos investimentos em gestão portuária que os portos paranaenses vêm realizando nos últimos anos”, afirma.

“A movimentação total também trouxe resultados importantes para as empresas envolvidas. Oito terminais embarcaram mais de mil toneladas/hora por equipamento. É um número impressionante alcançado devido às manutenções anuais e à inteligência logística portuária”, complementa.

Recordes de movimentação

Além dos número expressivo em movimentação diária, os portos de Paranaguá e Antonina registraram oito recordes seguidos de produtividade mensal, desde agosto de 2023.

O mais recente foi em março com 5.968.934 toneladas movimentadas, 11% a mais que em 2023 (5.357.799 toneladas).

Na exportação, os destaques vão para as commodities de soja e açúcar, já na importação o fertilizante é a commodity mais movimentada.

https://www.canalrural.com.br/agricultura/porto-de-paranagua-movimenta-mais-de-100-toneladas-de-soja-por-minuto/


Posts Relacionados
Preço do milho não deve superar os custos

Existem mais fatores de baixa para o milho De acordo com informações divulgadas pela TF Agroeconômica, dificilmente os preços do milho irão superar os custos de produção desta safra. “ (Veja Mais)...